7.10.10

Receitinhas: Cupcake de Cenoura!!!

Oi gente, to meio sumidinha por conta de muitas coisas que estou desenvolvendo, tem o trabalho de conclusão de curso da faculdade, alguns projetinhos, muitas encomendas de cupcakes, tudo muito bom!!! Mas prometo voltar com a corda toda após o feriado, pois agora teremos novidades no blog, atendendo a pedidos teremos receitas!!!! E se você está pensando que só teremos receitas de cupcake ou bolos está enganado, vamos dar uma voltinha pelo mundo da gastronomia para mostrar receitas de todos os tipos!!!
Vamos começar com cupcakes de cenoura com cobertura de ganache de chocolate, esse, na minha opnião, é um dos mais deliciosos cupcakes (gosto dos mais simples, com gostinho de bolo da vovó).

Bom, como esta é minha primeira receita me desculpem se não ficar muito bem explicadinha!!!

Cupcakes de Cenoura:

Ingredientes: (coloquei em ordem de utilização para facilitar)
2 cenouras grandes
2 xícaras de açúcar
4 ovos
3/4 de xícara de óleo
2 xícaras e meia de farinha de trigo
1 colher de sopa rasa de fermento em pó (químico)

Modo de Preparo:

Primeiramente descasque as cenouras (eu tenho uma técnica, passo as costas de uma faca com força ao longo da cenoura e a pelezinha sai bem fininha, não desperdiça), depois corte-as em rodelas. Coloque-as no liquidificador e adicione os ovos, o açúcar e o óleo. Bata por 2 minutos aproximadamente até obter uma mistura homogênea. Despeje a massa em uma tijela e adicione a farinha de trigo e o fermento, bata com um fouet (batedor de claras ou colher se você não tiver um). Ela deve ficar assim:
Despeje a massa em forminhas de cupcake, e cuidado, coloque apenas até 3/4 da forminha (como na foto). Asse em forno pré-aquecido à 180 graus por 20 minutos (mas como cada forno é um, é importante que você espete um palito no centro de um dos cupcakes e ele deve sair sequinho). 
Retire-os da forma e coloque para esfriar sobre uma grade, pois se eles suarem a forminha pode soltar.



Ficam muito lindinhos!!!

Agora vamos à receita da cobertura e recheio: guardem bem esta receita, é simples prática e serve para muitasss receitinhas!!!

Ganache de Chocolate Meio Amargo:

Ingredientes:

300 gramas de chocolate meio amargo (pode usar o nobre, o fracionado, o cobertura)
1/2 lata de creme de leite sem soro (tem que ser de latinha devido à quantidade de gordura ok?)

Modo de Preparo:

Pique o chocolate e coloque-o para derreter no microondas por 1 minuto (aqui vai uma dica que aprendi no curso da Claudia Tranjan: use sempre a potência 50 para derreter chocolates e gorduras, assim elas não queimam) tire do micro e mexa um pouco, coloque mais 30 segundos, tire e mexa, mais 30 segundos, até que derreta por completo (leva em média 2 minutos e meio, mas depende muito do chocolate e do microondas). Depois de derretido adicione o creme de leite gelado e mexa vigorosamente até obter um creme brilhante e consistente. Se ficar mole você deve colocar na geladeira por uns 5 minutinhos até ele esfriar. 

Agora é só rechear e cobrir. Para rechear retire o miolo do bolinho com uma colher de chá ou uma faca abrindo um buraquinho, coloque o recheio e feche o buraquinho com a tampinha que você retirou. Para cobrir use sua imaginação: você pode usar bicos de confeitar (em breve falaremos sobre eles) ou pode apenas espalhar com uma colher e decorar com confeitos, peneirar açúcar de confeiteiro. Aqui algumas opções de decoração:

Gostaram? Quem fizer manda fotos para postarmos aqui!

Bjocas

Patiii

Um comentário:

  1. Amor, amei a receite e vou tentar fazer... O Chá de bebe do meu sobrinho está chegando, é uma boa opção pra servir né? Mas uma duvida essa forminha é normal de papael ou é especial para cupcakes ?

    Beijos e aguardo resposta.

    ResponderExcluir

Deixe aqui suas impressões sobre as postagens